O rearranjo dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem no controle de infecção hospitalar

Autores

Resumo

 

A Enfermagem está presente no controle da infecção hospitalar desde os seus primórdios, Florence Nightingale já apresentava preocupação com essa problemática e durante a Guerra da Criméia padronizou procedimentos de cuidados de enfermagem voltados à higiene e limpeza dos hospitais, introduzindo principalmente técnicas de antissepsia, com a finalidade de diminuir os agravos desse tipo de infecção1.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. Rev bras enferm. 1991; 44( 2-3 ): 154.

Ferreira Veiga Tipple, A, Martins Mendonça, K, de Melo, MC, Silva e Souza, AC, Severino Pereira, M, de Lima Vieira dos Santos, S. Higienização das mãos: o ensino e a prática entre graduandos na área da saúde. Acta Scientiarum Health Sciences [Internet]. 2007;29(2):107-14.

Brasil. Lei no 9.394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União 1996; 20 dez.

Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001

Ito Elaine Emi, Peres Aida Maris, Takahashi Regina Toshie, Leite Maria Madalena Januário. O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2006 Dec [cited 2019 Jan 24] ; 40( 4 ): 570-75.

Pinto J, Pepe A. A formação do enfermeiro: contradições e desafios à prática pedagógica. RLAE [Internet]. 1fev.2007 [citado 24jan.2019];15(1):120-6. Moraes-Filho IM, Carvalho-Filha FSS, Almeida RJ. O currículo no ensino superior: adequações necessárias para o despertar dos egressos. Rev. Cient. Sena Aires. 2017; 6(1):1-2.

Fernandes Josicélia Dumêt, Xavier Iara de Moraes, Ceribelli Maria Isabel Pedreira de Freitas, Bianco Maria Helena Cappo, Maeda Dirce, Rodrigues Michele V. de C.. Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica. Rev. esc. enferm. USP [Internet]. 2005 .

Lima Juliana de Oliveira Roque e, Esperidião Elizabeth, Munari Denize Bouttelet, Brasil Virginia Visconde. A formação ético-humanista do enfermeiro: um olhar para os projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem de Goiânia, Brasil. Interface (Botucatu) [Internet]. 2011 Dec [cited 2019 Jan 24] ; 15( 39 ): 1111-26.

Gir Elucir, Netto Jeniffer Caffer, Malaguti Silmara Elaine, Canini Silvia Rita Marin da Silva, Hayashida Miyeko, Machado Alcyone Artioli. Acidente com material biológico e vacinação contra hepatite B entre graduandos da área da saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2008 June [cited 2019 Jan 24]; 16( 3 ): 401-6.

Cararro Telma Elisa, Gelbcke Francine Lima, Sebold Luciara Fabiane, Kempfer Silvana Silveira, Zapelini Maria Christina, Waterkemper Roberta. A biossegurança e segurança do paciente na visão de acadêmicos de enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. [Internet]. 2012 Sep [cited 2019 Jan 24] ; 33(3): 14-9.

Moraes-Filho, IM, de Almeida, RJ. Estresse ocupacional no trabalho em enfermagem no Brasil: uma revisão integrativa. Revista Brasileira em Promoção da Saúde [Internet]. 2016;29(3):447-54.

Pereira Milca Severino, Souza Adenícia Custódia Silva e, Tipple Anaclara Ferreira Veiga, Prado Marinésia Aparecida do. A infecção hospitalar e suas implicações para o cuidar da enfermagem. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2005 June [cited 2019 Jan 24] ; 14( 2 ): 250-7.

Lara Silva, K, Sena, RR, Rezende Silveira, M, Silva Tavares, T, Morais Silva, P. Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem [Internet]. 2012;16(2):380-7.

Fagundes Norma Carapiá, Burnham Teresinha Fróes. Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2005 Feb [cited 2019 Jan 24] ; 9( 16 ): 105-14

Filho IM, Silva AM, de Almeida RJ. Avaliação do estresse ocupacional de enfermeiros da estratégia saúde da família. GS [Internet]. 11dez.2018 [citado 24jan.2019];9(3):335 -43.

Santos TN, Moraes-Filho IM, Silva RM, Félis KC, Pereira TC, Arantes AA, Souza ACS. Competências e habilidades para prevenção e controle de infecções identificadas no projeto pedagógico de um curso de graduação em enfermagem. Braz. J. Hea. Rev.2019; 2(2): 701-17.

Downloads

Publicado

2019-01-27

Como Citar

1.
O rearranjo dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em enfermagem no controle de infecção hospitalar. Rev Inic Cient Ext [Internet]. 27º de janeiro de 2019 [citado 28º de março de 2024];2(1):1-3. Disponível em: https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/130

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>