Nivel de informação da população de valparaiso de goias sobre diabetes melittus tipo 2

Autores

  • Erick Derrisson Gonçalves Lane
  • Erci Gaspar da Silva Andrade

Resumo

 

A diabetes mellitus tipo 2 (DM2) anteriormente designada por diabetes mellitus não-insulino-dependente ou diabetes tardia é um distúrbio metabólico caracterizado pelo elevado nível de glicose no sangue no âmbito da resistência à insulina e pela insuficiência relativa de insulina. Distingue-se da diabetes mellitus tipo 1, na qual se verifica a deficiência completa de insulina devido à destruição dos ilhéus de Langerhans no pâncreas. Os sintomas clássicos são a sede excessiva, a micção freqüente e a fome constante. A diabetes do tipo 2 corresponde a cerca de 90% dos casos de diabetes, correspondendo os restantes 10% à diabetes mellitus do tipo 1 e à diabetes gestacional. Devido a Diabetes Mellitus ser uma doença que afeta a qualidade de vida do paciente, se faz necessário uma pesquisa de campo, visando avaliar o nível de conhecimento da doença. O objetivo dessa pergunta foi analisar e fazer esclarecimentos sobre o DM2 de forma didática e explicativa para acesso a informações e com o intuito impactante, para que os pacientes tenham mais conhecimento do tamanho e importância do tratamento e prevenção da DM2. Trata-se de um estudo visando a analise e observação do nível de conhecimento sobre a DM2 de pacientes das unidades básicas de saúde instaladas em Valparaíso de Goiás no tratamento ou não da diabetes. Com a pesquisa finalizada foi possível observar que o nível de informação sobre a DM2 é baixo segundo analise de porcentagem das questões respondidas através de questionário elaborado para julgar o conhecimento dos mesmos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

King H, Aubert RE, Herman WH. Global burden of diabetes, 1995 – 2025. Diabetes Care 1998.

Donahue RP, Orchard TJ. Diabetes mellitus and macrovascular complications: an epidemiological perspective. Diabetes Care 1992.

(SBD) Sociedade Brasileira de Diabetes.

World Health Organization. The World Health Report 2003. Geneva:World Health Organization; 2003.

Dr. Mateus Dornelles Severo (SBD) Sociedade Brasileira de Diabetes.

Basu S, Yoffe P, Hills N, Lustig RL. The relationship of sugar to population-level diabetes prevalence: an economic analysis of repeated cross-sectional data. Plos One 2013; 8(2):e57873.

2016 © Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos - ADIES.

Almeida GPL, Lopes HF. Síndrome metabólica e distúrbios do sono. Rev Soc Cardiol São Paulo 2004 abril; 14(3):140.

American Diabetes Association. Screening for type 2 diabetes. Diabetes Care 1998; 21(Suppl)

Grupo de Estudos em Endocrinologia e Diabetes (2000). Diabetes- objetivando controle e educação. Endocrinologia & Diabetes Clínica e Experimental, Curitiba.

Downloads

Publicado

2018-08-26

Como Citar

1.
Nivel de informação da população de valparaiso de goias sobre diabetes melittus tipo 2. Rev Inic Cient Ext [Internet]. 26º de agosto de 2018 [citado 29º de março de 2024];1(Esp 2):210-6. Disponível em: https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/81

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>