Assistência do enfermeiro na prevenção do HPV

Autores

  • Silvana Rosa Silva Santos
  • Alice da Cunha Morales Álvares

Resumo

HPV é a sigla para vírus do papiloma humano, e vem do inglês Human Papiloma Virus. HPV é um vírus que infecta a pele e possui mais de 200 variações diferentes, e a maioria aparece através de verrugas, e geralmente em locais escondidos. A principal forma de transmissão do HPV é através de relações sexuais, e é a  doença sexualmente transmissível mais frequente e conhecida, e geralmente as mulheres são as que mais possuem o problema. A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, e se a pessoa demora muito para descobrir, o vírus pode se tornar um câncer do colo do útero, o tipo de HPV mais conhecido e grave. Para a mulher prevenir o câncer do colo do útero é importante fazer o exame chamado Papanicolau com uma certa frequência, para ter sempre controle. Apesar de ser mais difícil, a infecção pode ocorrer no homem também, porém as manifestações são menos frequentes. O principal papel da enfermagem é a prevenção, tarefa fundamental para diminuir taxas de infeções pelo HPV, consciencializando a população jovem do sexo seguro, uso do preservativo, bem como promover ações para mudanças de comportamento sexual entre adolescentes e jovens e captação precoce dos casos suspeitos de HPV. A enfermagem deve incentivar as adolescentes a realizarem o exame preventivo, pois o medo, desconforto, vergonha e a falta de informação são os principais motivos da não adesão ao exame.

Descritores: HPV; Enfermagem; Assistência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Cirino FMSB, Nichiata LYI; Borges ALV. Conhecimento, atitude e práticas na prevenção do câncer do colo do uterino e HPV em adolescentes. Escola Anna Nery Revista Enfermagem, São Paulo, v.14, n.1, p.126-34, 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ean/v14n1/v14n1a19>.

Costa ACR, Cortina C. Papel do enfermeiro na promoção e prevenção do Papiloma Vírus Humano na adolescência. Revista Enfermagem UNISA, Santo Amaro, v.10, n.2, p.134-8, 2009. Disponível em: < http://www.unisa.br/graduacao/biologicas/enfer/revista/arquivos/2009-2-06. 3. INCA. Câncer do colo do útero. Disponível em: Acesso em: 20 jan. 2014.

Paula CG, Ribeiro LB, Pereira MC, Bedran T. Atuação do enfermeiro da atenção básica frente ao controle do câncer do colo uterino: revisão de literatura. Pós em revista do Centro Universitário Newton Paiva. 1/2012 –5.ed.. Disponível em: < http://blog.newtonpaiva.br/pos/wp-content/uploads/2013/04/PDF-E5-S33>.

Silva AS, Souza CA, Silva KR. Papilomavírus Humano: Reflexões sobre a importância das estratégias de educação em saúde realizadas pelo enfermeiro. Instituto Metodista Izabela Hendrix. Belo Horizonte, MG, v.02, n.04, 2012. Disponível em: < http://pe.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/bio/article/view/379/332>.

Programa Municipal de Dst/ Aids, Núcle De Doenças Sexualmente Transmissíveis. Diretrizes para o diagnóstico e tratamento do hpv na rede municipal especializada em DST/AIDS – SMS- SP. Prefeitura de São Paulo, Revisão da 3ª ed. São Paulo; 2010.

Boletim Brasileiro de Avaliação e Tecnologia em Saúde. Câncer de colo de útero: A vacina para prevenção do HPV e o desafio para melhoria da qualidade do rastreamento no Brasil. Ano VI nº17, Brasil Dezembro de 2011. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/4bbac7804a14f133a713afaa19e2217c/B RATS17.

Peres Moller FR et al. Prevenção do HPV: Uma proposta de educação em saúde. Centro universitário São Camilo, São Paulo, v.9, n.2, p.59-66, abr /jun. 2003

São paulo. Programa municipal de dst/ aids, núcle de doenças sexualmente transmissíveis. Diretrizes para o diagnóstico e tratamento do hpv na rede municipal especializada em DST/AIDS – SMS- SP. Prefeitura de São Paulo, revisão da 3ª ed. São Paulo. Setembro, 2010.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

1.
Assistência do enfermeiro na prevenção do HPV. Rev Inic Cient Ext [Internet]. 25º de junho de 2018 [citado 29º de março de 2024];1(1):28-31. Disponível em: https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/44

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>