O PAPEL DOS ENFERMEIROS FRENTE AO ACOLHIMENTO DE CASOS DE ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: DESAFIOS E DIFICULDADES
Resumo
Objetivo: Abordar os desafios e dificuldades enfrentados pelos profissionais da Saúde em relação ao abuso sexual na infância e adolescência e a importância da atuação do profissional de enfermagem no acolhimento frente ao ocorrido. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura através de livros e artigos distribuídos gratuitamente nos bancos de dados como Lilacs, Scielo, Medline, BIREME e revistas de cunho científico. Resultados: Foi encontrado um total de 56 artigos, dos quais 9 foram selecionados para a reflexão do tema. A necessidade de formação na área do abuso sexual infantil, principalmente no que se refere à detecção de sinais. Além disso, identificar casos de abuso sexual infantil é uma tarefa de toda equipe multidisciplinar e envolve competência e conhecimento dos profissionais para reconhecer sinais e comportamentos que apontem para o abuso. Conclusão: O Enfermeiro possui um papel muito importante na assistência à criança vítima de abuso sexual, entretanto muitos são os desafios e dificuldades encontrados nesse processo, com destaque para a falta de conhecimento, a falta de protocolos comuns e dificuldade em identificar os casos com exatidão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação Científica e Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.