A IMPORT NCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL

Autores

  • Matheus Brasil Lima Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires
  • Roberta Karoliny Rodrigues da Silva Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires
  • Sandra Godoi de Passos Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

Resumo

Objetivo: verificar a importância de desenvolver a educação em saúde na atenção ao Pré-Natal. Metódos: realizou-se revisão bibliográfica em que foram utilizados livros, artigos selecionados no SciELO, manuais do Ministério da Saúde e trabalhos disponíveis na Biblioteca Virtual do Nescon e módulo do CEABSF. Foram utilizados os seguintes descritores: Pré-Natal, educação em saúde, enfermagem. Resultados: O material selecionado e analisado evidenciou que existem diferentes modelos de educação em saúde, como tradicional, dialógico, hegemônico e contra-hegemônico. Na atenção as gestantes, percebeu-se a necessidade de usar os modelos dialógico e contra-hegemônico, que têm como característica uma abordagem integralizada à mulher, considerando suas experiências, valores e condições de vida, pois isso permite que sua autonomia seja respeitada. Conclusão: considerou-se essencial que os profissionais estejam capacitados para exercerem a educação em saúde durante o Pré-Natal, através de uma escuta aberta, sem julgamentos prévios e utilização de uma linguagem clara e objetiva, que facilite o aprendizado da gestante. Essa comunicação permite a formação de um vínculo de confiança entre o profissional e a gestante, e é essencial para que a educação em saúde seja efetiva e considerada um agente transformador aumentando a adesão das gestantes ao Pré-Natal.

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Publicado

2021-11-09

Como Citar

1.
Brasil Lima M, Rodrigues da Silva RK, Godoi de Passos S. A IMPORT NCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL . Rev Inic Cient Ext [Internet]. 9º de novembro de 2021 [citado 30º de novembro de 2021];4(2):720-36. Disponível em: https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/333