O uso da metodologia ativa na formação acadêmica dos profissionais de saúde: uma revisão narrativa
Palavras-chave:
Metodologia, Educação em Saúde, Aprendizagem Baseada em ProblemasResumo
O objetivo deste estudo consistiu em descrever os benefícios da metodologia ativa para os discentes da área da saúde e pontos positivos em relação ao ensino tradicional. A revisão narrativa da literatura, pesquisada entre os meses de abril e junho de 2020, através das bases de dados Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Virtual em Saúde, foi escolhida como método para que esse objetivo fosse alcançado. A pesquisa de artigos utilizou os descritores “metodologia, educação em saúde, e aprendizagem baseada em problemas” selecionados a partir dos Descritores em Ciências da Saúde. Os critérios de inclusão foram: artigos na língua portuguesa, publicados nos últimos 15 anos e indexados nos bancos de dados escolhidos. Foram retirados da análise, artigos em língua estrangeira, teses, dissertações, monografias, resumos, literatura que não se encaixava nos objetivos e textos incompletos. O estudo se desenvolveu a partir da pergunta: Qual o benefício da metodologia ativa nos cursos de saúde e quais seus pontos positivos em relação ao método tradicional? A metodologia ativa estimula o desenvolvimento de senso crítico e reflexivo nos discentes, buscando tornar esses profissionais comprometidos com o sistema de saúde, aptos para trabalhar em equipe, hábeis para tomar decisões e implantar estratégias nos momentos adequados. Em relação ao ensino tradicional, ela apresenta vantagens na construção profissional do acadêmico, como maior participação e concentração durante as aulas, mas ainda apresenta fragilidades em sua implementação devido a inexperiência dos docentes e dos alunos, e a falta de estrutura das instituições de ensino
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