Intervenção de enfermagem no âmbito de tentativas de pacientes autoextermínios em emergência hospitalar

  • Taiane Cristina O. Braz
  • Teresinha de Jesus C. A. Ramos
  • Alice da Cunha Morales Álvares
Palavras-chave: Tentativa de suicídio, Intervenção, Enfermeiro, Emergência Hospitalar

Resumo

O Suicídio é toda morte provocada pela própria vítima, sabendo este dos resultados de seu ato, já a tentativa de suicídio é o ato consciente e não consumado de sua autodestruição. De acordo com o número de tentativas há o aumento do risco de suicídio que está associado entre intervalos menores dessas tentativas. Ao estudo realizado podemos identificar a assistência prestada pelo enfermeiro (a) diante aos casos com tentativas de suicídios/suicídios. Sabendo-se que o mesmo precisa estar preparado para melhor compreender o paciente e sua família como um todo.  Esta pesquisa trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa, realizada no mês de Agosto de 2018 a Março de 2019. Buscou-se publicações científicas, pelo site Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Manual de Ações Estratégicas para a Vigilância e Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde no Brasil (MS), Guia Suicídio Saber, agir e prevenir (Ministério da Saúde vol:48/n°30- 2017 ). Obteve-se 25 artigos, 2 manuais de prevenção ao suicídio do Ministério da Saúde, no qual 9 artigos relacionavam a assistência do enfermeiro prestada no atendimento a pacientes com tentativas de suicídios/ suicídios. Foram utilizados no desenvolvimento desse trabalho em geral 12 artigos. Nos resultados obtidos identificamos a importância da assistência do enfermeiro nas tentativas de suicídios, onde o mesmo deve estar preparado para melhor compreender o paciente e sua família como um todo, fornecendo suporte profissional e pessoal de forma adequada para que aja o restabelecimento do individuo dando o apoio necessário à família, para que o mesmo possa voltar ao seu convívio social.

Referências

Perfil de pacientes atendidos por tentativas de suicídio e, um centro de assistência Toxicológica. Daiane Luz Moreira, Mariana Cavalcante Martins, Fabiane do Amaral Gubert, Fernando Sérgio Pereira de Sousa.

Tentativas e óbitos por suicídio no município de independência Ceara, Brasil. Augediva Maria Jucá Pordeus, Pordeus A.M.J. - Universidade de Fortaleza / Secretaria de Saúde do Ceará.

Ministério da Saúde – Secretaria de Atenção a Saúde Departamento de ações programáticas estratégicas - Ricardo Barros.

Atuação do profissional enfermeiro no atendimento ao paciente por tentativa de suicídio - Revista Científica Fac Mais, Volume. IX, Número 2. Julho. Ano 2017/2º Semestre. ISSN 2238-8427- Catiane Alessandra Martins da Silva et all.

Assistência hospitalar na tentativa de suicídio- Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Comportamento suicida: fatores de risco e intervenções preventivas- Kelly Piacheski de AbreuI, Maria Alice Dias da Silva Lima, Eglê Kohlrausch, Joannie Fachinelli Soares - Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2010;12(1):195-200. Available.

Tentativas de suicídio e suicídios na atenção pré-hospitalar - Natalina Maria da Rosa, Cátia Millene Dell Agnolo, Rosana Rosseto de Oliveira, Thais Aidar de Freitas Mathias, Magda Lúcia Félix de Oliveira.

Serviços de Saúde CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

Rosa, NM, Agnollo CMD, Oliveira RR, Mathias TAF, Oliveira MLF. Tentativas de suicídio e suicídios na atenção pré-hospitalar. J Bras Psiquiatr. 2016 set; 65(3):231-8.

Freitas, APA, Borges LM. Tentativas de suicídio e profissionais de saúde: significados possíveis. Estud Pesqui Psicol. 2014 ago;14(2):560-77.

Leenaars AA. Eficaz Estratégias de saúde pública na prevenção de suicídios são possíveis: uma revisão seletiva de estudos recentes. Neuropsiquiatria Clínica. 2005; 2 (1); 21-31.

Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde.

Publicado
2019-08-19
Como Citar
1.
Braz TCO, Ramos T de JCA, Álvares A da CM. Intervenção de enfermagem no âmbito de tentativas de pacientes autoextermínios em emergência hospitalar. Rev Inic Cient Ext [Internet]. 19º de agosto de 2019 [citado 15º de dezembro de 2019];2(4):241-6. Disponível em: https://revistasfacesa.senaaires.com.br/index.php/iniciacao-cientifica/article/view/264