Avaliação do conhecimento sobre a osteoporose entre estudantes de graduação da área da saúde
Palavras-chave:
Osteoporose, Conhecimento, EstudantesResumo
Introdução: a osteoporose é uma doença osteometabólica que vem crescendo gradualmente com a transição demográfica. A partir dessa problemática, o estudo avaliou o conhecimento sobre a osteoporose entre alunos da graduação da área da saúde. Objetivo: avaliar o conhecimento dos estudantes da área da saúde relacionado a osteoporose. Método: estudo exploratório descritivo, de campo e quantitativo, realizado em uma instituição do municipio de Valparaído de Goiás, Goiás. Participaram do estudo: acadêmicos do 4° ao 8° período dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia dos turnos manhã e noite. Foi aplicado um questionário com 11 questões elaboradas pelas autoras. Resultados: a amostra foi composta de 215 alunos, com predominância do sexo feminino (72%), a média de idade foi de 28 anos, a maioria estava matriculada no turno da noite (54%) e foi predominante a presença de estudantes de enfermagem (58%) e que frequentavam o 6º período (37%). Em uma escala de 0-9, a maioria dos alunos fez uma pontuação de 0-2 (73%). Discussão: as mulheres predominam em faculdades e escolas e sabem mais sobre essa doença por estarem mais vulneráveis a ela. O baixo nível de conhecimento dos estudantes pode estar ligado a um déficit do tema durante a graduação. Conclusão: este estudo apontou um conhecimento limitado entre os estudantes da saúde, podendo estar atrelado a falta de informação e o baixo nível de instrução durante a graduação que implicará diretamente no futuro desses profissionais, tornando-os despreparados quanto ao assunto da osteoporose.
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